Nesse segundo trimestre de 2024, no dia 04 de março, uma iniciativa ambiciosa começou a ser implantada para modernizar e centralizar seus serviços digitais mais importantes do Governo Brasileiro, a Receita Federal anunciou que o conhecido portal e-CAC será em breve substituído 100% pelo inovador Portal de Serviços da RFB.
A Receita Federal anunciou o lançamento de seu novo portal de serviços digitais, desenvolvido em parceria com o Serpro. Construído com ênfase na experiência do usuário, a plataforma disponibiliza o catálogo completo de serviços da RFB, facilitando o acesso e a gestão de obrigações fiscais pelos contribuintes.
Com o lançamento, a Receita marca definitivamente um esforço significativo da autarquia para aprimorar a interação digital com cidadãos e empresários, prometendo uma experiência de usuário mais integrada e intuitiva, uma vez que existem dezenas de relatos de usuários e contadores sobre instabilidades e uma usabilidade deficiente.
O novo Portal de Serviços da RFB será implementado de forma gradual, o planejamento inclui várias fases na implantação e acesso ao público.
Na fase final do projeto, ele substituirá completamente o atual Centro de Atendimento Virtual, o e-CAC. Até a transição ser completada, o e-CAC continuará operando normalmente, garantindo que todos os serviços estejam perfeitamente adaptados à tecnologia avançada do novo portal. Inicialmente, o portal funcionará como um hub centralizado, onde usuários podem acessar um mapa completo dos serviços oferecidos, categorizados por segmentos específicos como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional” e “MEIs”.
Além do usuário poder navegar por ícones intuitivos, terá um menu lateral e uma ferramenta de busca robusta e eficiente, essa é a promessa. Os usuários do portal também terão a opção de avaliar as funcionalidades do site e reportar quaisquer erros, recebendo orientações claras sobre como proceder em caso de problemas.
A Receita Federal destacou que o desenvolvimento do novo Portal de Serviços é o resultado de extensivas pesquisas e entrevistas com diversos usuários com perfis ativos na plataforma. Todos esses esforços proporcionaram algumas percepções extremamente valiosas sobre as expectativas e necessidades dos usuários, elas foram fundamentais para a criação de uma nova plataforma que realmente atenda às demandas da população e melhore a eficiência dos serviços oferecidos no atendimento online.
Algumas das melhorias incorporadas na nova versão da plataforma de atendimento do Receita Federal no novo Portal de Serviços da RFB são:
- Centralização dos Serviços: O novo portal unifica todos os serviços digitais em um único local, facilitando o acesso e a gestão para os usuários.
- Implementação Gradual: A transição do e-CAC para o novo Portal de Serviços será realizada em fases, assegurando que todos os serviços sejam meticulosamente adaptados à nova tecnologia sem interrupções.
- Design Intuitivo: O portal foi projetado com uma interface mais amigável, utilizando ícones e menus laterais que permitem uma navegação mais fácil e intuitiva.
- Feedback e Suporte ao Usuário: O portal inclui funcionalidades que permitem aos usuários avaliar o portal e relatar erros, com instruções claras sobre como resolver problemas, melhorando assim a interatividade e o suporte.
- Pesquisa e Feedback Direto dos Usuários: O design e as funcionalidades do novo portal foram desenvolvidos com base em pesquisas detalhadas e feedback direto de diferentes perfis de usuários, garantindo que as necessidades e expectativas sejam efetivamente atendidas.
- Segmentação de Serviços: Os serviços são organizados por segmentos de interesse específicos como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, e “MEIs”, tornando mais fácil para os usuários encontrarem o que precisam.
- Continuidade dos Serviços Durante a Transição: O e-CAC continuará funcionando normalmente até que o novo portal esteja completamente operacional, garantindo que não haja interrupção nos serviços disponíveis para os usuários.
Essas melhorias visam não apenas modernizar o atendimento via web direto na plataforma que faz parte do projeto Portal Governo Digital, que tem como objetivo principal enriquecer a experiência do usuário, tornando a interação com os serviços públicos mais fáceis e transparente, a Receita Federal é um dos pilotos que agora será mais intuitiva e agradável para os cidadãos.
Com a fase de transformação digital do Governo, a Receita Federal reafirma seu compromisso com a transparência e a busca por melhores serviços ao público, elevando o nível dos serviços online e facilitando o cumprimento das obrigações fiscais mais importantes para o cidadão.
Se você ainda não sabe nada ou possui poucas informações sobre o atendimento Gov.Br, acesse esse gov.br.
Para acessar o novo Portal de Serviços da Receita Federal clique aqui ou acesse diretamente através da página inicial do site institucional da Receita Federal.